A Taça da Liga Boccia Sénior invadiu , esta quarta-feira, o Pavilhão de Lamaçães.

O Projecto Boccia Sénior Braga é uma atividade inclusiva, de promoção do desporto e de convívio da população Sénior, organizada em parceria com a SDA – Secção Desporto Adaptado do SC de Braga.

O Programa “Boccia Sénior Braga” é uma atividade desportiva que está a ser disponibilizada de forma gratuita à população Sénior do Concelho de Braga desde Dezembro de 2015, graças a uma parceria estabelecida entre o Sporting Clube de Braga – Secção de Boccia e a Câmara Municipal de Braga, contando com mais de 400 participantes de dezenas de instituições do concelho de Braga.

Luís Marta (Coordenador Secção Boccia SC Braga)

Criação do projeto:  “Surge de uma iniciativa que o Clube teve para desenvolver o Boccia Sénior. Nesse sentido, acabamos por contactar o nosso parceiro, a Câmara Municipal de Braga, para o desenvolvimento do programa Boccia Sénior Braga e, através da parceria que as instituições desenvolveram, temos agora este movimento que vai ao encontro do interesse das instituições e, neste momento, temos centenas de participantes no programa, o que já resultou em duas equipas representativas do Clube, também para participar nas provas nacionais do Boccia Sénior”.

Competição: “Hoje, aqui, vai ser disputada a Taça da Liga de Boccia Sénior, onde as várias instituições aqui do concelho vão disputar os vários jogos que a compõem, tendo a oportunidade de fechar a época com a conquista de um troféu. É uma forma de encerrar a temporada, de todo este trabalho que a Câmara Municipal desenvolveu e que nós, como Clube, conseguimos apoiar”.

André Soares (Coordenador do Programa Boccia Sénior)

Competição: “A primeira liga está mais orientada para um público mais ativo, mais autónomo, totalmente independente. Depois temos a segunda liga, um público mais limitado. Este público está na nossa liga e é aquele que carece até mais da atividade física específica. A adesão tem sido ótima por parte de ambos os públicos-alvo. O mais importante desses momentos é o convívio. Estas pessoas, muitas vezes, sofrem de isolamento social, nomeadamente as pessoas que se encontram nas suas casas, estão em situações de depressão, em situações de solidão e acabam por ter, nestes momentos, uma oportunidade de encontro e de atenção uns com os outros”.

Descobrir talentos: “Vamos tentando perceber quem é que tem competências para o jogo num nível mais diferenciado e profissional. Temos conseguido isso ao longo do projeto e tentar que as pessoas se consigam motivar dessa forma, fazendo com que os que estão para trás possam ter um esse espaço e, assim, integrar a equipa do SC Braga”.